FAQ - Perguntas mais Frequentes

Aqui você pode esclarecer possíveis dúvidas e encontra mais informações sobre a BVSA. Se sua dúvida não estiver listada abaixo, entre em contato com a nossa equipe.

01
Por que investir na BVSA?

O site da BVSA é uma forma segura, fácil e transparente de investir em projetos socioambientais do Brasil inteiro porque:

•As organizações listadas na BVSA passam por um rigoroso processo de seleção antes de poder captar recursos;

•Os projetos são monitorados pela BrasilFoundation, parceira da BVSA, até sua finalização;

•Você pode escolher projetos por tema, região geográfica ou público beneficiário;

•Você pode doar a partir de R$20,00;

•As doações podem ser feitas por cartão de crédito ou boleto bancário;

•Todos os recursos captados pela BVSA são repassados integralmente para o projeto da organização, sem nenhuma taxa ou dedução. 

•Você pode acompanhar a evolução de seus investimentos socioambientais, informando-se sobre as atividades da organização pelo site da BVSA e acessando relatórios a respeito dos projetos nos quais investiu.

02
Quem pode listar projetos na BVSA?

•Podem se candidatar à listagem na BVSA organizações brasileiras, sem fins lucrativos, constituídas há pelo menos três anos e que desenvolvam suas atividades em território nacional.

•Organizações que tiverem seus projetos listados na BVSA devem esperar um ano após o término do projeto para inscreverem outros projetos no processo de seleção. O mesmo projeto não poderá ser listado mais de uma vez na BVSA.

03
Como uma organização pode se inscrever na BVSA?

Organizações interessadas em ter projetos listados no site da BVSA devem preencher o formulário on-line disponível aqui, ou via edital anual através do site da BrasilFoundation.

Os projetos recebidos serão analisados pela BrasilFoundation, de acordo com os critérios listados no regulamento. Caso a equipe entenda que um projeto se enquadra nos critérios da BVSA, o projeto passará para a próxima etapa de seleção.

Na segunda etapa de seleção, as organizações poderão ser visitadas pela BrasilFoundation e terão de fornecer documentação comprovando seu status legal e financeiro. 

Após as visitas técnicas, a Comissão de Seleção da BVSA – formado pelo superintendente do Instituto BM&FBOVESPA, um membro da BM&FBOVESPA e um membro externo – selecionará os projetos a serem listados.

04
Quando as organizações devem se inscrever?

A BVSA recebe inscrições de projetos continuamente e lista novos projetos uma vez por ano. Já a BrasilFoundation abre as inscrições via edital anual geralmente no segundo semestre. 

05
Quanto posso pleitear?

As Organizações interessadas em listar projetos na BVSA, podem pleitear até 90 mil reais que segundo o regulamento serão feitos da seguinte maneira: 

•Primeira Etapa: os projetos selecionados receberão cerca de 40 mil reais diretamente da BrasilFoundation para dar início ao projeto;

•Segunda Etapa: os projetos aprovados para listagem, terão um ano para captar até 50 mil a mais na plataforma da BVSA.

06
Quando a organização recebe o dinheiro captado via BVSA?

Os recursos captados através do site da BVSA serão transferidos para a organização de forma integral e sem nenhuma taxação ou dedução após o projeto atingir o valor total pleiteado no momento da listagem, lembrando que o valor pode ser de até 50 mil reais. 

07
Se a listagem for encerrada, o que acontece com o dinheiro doado ao projeto?

Se a organização ou a BVSA decidirem encerrar a captação, a BVSA avaliará a viabilidade do repasse dos recursos até então arrecadados para o projeto. Caso a BVSA decida não repassar os recursos para o projeto, o que houver sido captado até então será redistribuído da seguinte forma:

•O total de fundos será distribuído entre os projetos listados sob o mesmo tema (Objetivo do Milênio ou Objetivos de Desenvolvimento do Milênio);

•Caso não haja projetos listados no mesmo tema, os recursos serão distribuídos entre os projetos localizados na mesma região do País (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul);

•Caso não haja projetos localizados na mesma região do País, os recursos serão distribuídos entre os projetos com o mesmo público beneficiário; 

•Caso não haja projetos que se enquadrem nos casos acima, a decisão sobre a destinação dos recursos caberá à BVSA.

08
Como a BVSA controla o uso do dinheiro captado pela organização?

Durante o período de captação, as organizações enviam relatórios semestrais de acompanhamento que ficam à disposição dos investidores no site.

A partir do recebimento da primeira parcela dos recursos, as organizações têm até seis meses para começar a implantar o projeto. Após iniciar a implantação dos projetos, as organizações enviam relatórios técnicos semestralmente à BVSA, que ficam à disposição dos doadores no site. 

A BrasilFoundation também monitora a implantação dos projetos por meio de auditorias e visitas técnicas. Os dados obtidos no monitoramento e outras notícias sobre os projetos são compilados semestralmente e enviados aos investidores. 

No final dos projetos, os investidores também recebem um relatório com os principais resultados. Esses relatórios são publicados no site da BVSA.

09
O que são os Objetivos do Milênio da ONU?

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio têm origem na Cúpula do Milênio, que, em 2000, reuniu mais de 150 líderes mundiais na sede da ONU, em Nova York, para discutir qual deveria ser o papel da organização no novo milênio.

Um dos principais resultados da cúpula foi a adoção da Declaração do Milênio. Esse documento reafirmou o compromisso dos países membros da ONU de “estabelecer uma paz justa e duradoura” no mundo e deu origem aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a serem cumpridos até 2015:

•Erradicar a extrema pobreza e a fome; 

•Atingir o ensino básico universal; 

•Igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 

•Reduzir a mortalidade na infância; 

•Melhorar a saúde materna; 

•Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; 

•Garantir a sustentabilidade ambiental; 

•Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

10
Por que a BVSA decidiu apoiar projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU?

A BM&FBOVESPA é signatária do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas para que o setor privado, juntamente com agências da ONU e atores sociais, contribua para o avanço das práticas da responsabilidade social corporativa, construindo uma economia global mais sustentável e inclusiva.

É também membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, valendo destacar que foi a primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto, em 2004. 

O Pacto Global tem dois objetivos. O primeiro é encorajar o alinhamento das políticas e práticas empresariais a princípios de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção. E o segundo objetivo é ser um catalisador de ações que apoiem metas mais amplas da ONU, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Acompanhando a Organização das Nações Unidas (ONU), a Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA) passará a adotar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que substituirão os antigos ODM e os usará como critério de seleção a partir da próxima listagem de novos projetos socioambientais, prevista para janeiro de 2016. 

O Instituto BM&FBOVESPA, através da BVSA, apoia o esforço das Nações Unidas e de todos os que acreditam que é possível identificar as raízes dos nossos problemas socioambientais mais urgentes e atuar para mitigar ou eliminar definitivamente seus impactos no desenvolvimento sustentável do planeta. 

Reafirmam, assim, a crença de que, juntos, seremos capazes de efetivamente contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e sustentável.

11
A BVSA reserva um número de vagas para cada tema?

Não. A distribuição de projetos entre as áreas obedece unicamente aos critérios de mérito técnico de cada projeto.